quinta-feira, 8 de outubro de 2009


Festival Continuum



[postlink]http://bloggdobatista.blogspot.com/2009/10/festival-continuum.html[/postlink]

Continuum tem início nesta quinta na Torre Malakoff

DJ Dolores vai discotecar na abertura do Continuum

DJ Dolores vai discotecar na abertura do Continuum

Continuum é mais do que um evento que reúne arte e tecnologia. É um festival que aproxima informática, cultura, pesquisa livre e diversas áreas de conhecimento em uma abordagem multidisciplinar. Neste clima de integração de informações tem início o Continuum – I Festival de Arte e Tecnologia do Recife, que tem sua abertura oficial nesta quinta (08/10) às 18h, na Torre Malakoff.

Abrindo o evento, o Continuum apresenta nas salas do 1º andar da Torre Malakoff, a inauguração de suas instalações artísticas convidadas. Um dos destaques é a premiada instalação “Crepúsculo dos Ídolos”, de Jarbas Jácome, um dos vencedores do Prêmio Sergio Motta de Arte e Tecnologia, e que será apresentada pela primeira vez no Recife após ter sido apresentada em festivais de linguagem eletrônica em São Paulo e no Rio de Janeiro.

Também em exposição na Torre Malakoff durante o período do festival, ficarão as instalações Anamorfose I, do Projeto Marginalia (MG), Ambientador, do Colectivo Fuss (Espanha / Alemanha), Conto Concreto, de Fred Paulino (MG) e GeoPlay, de Rafael Marchetti (SP). A partir das 20h, DJ Dolores realiza uma discotecagem especial para o público presente na Torre Malakoff, com entrada gratuita.

Realizado pela Rec-Beat Produções, com patrocínio do Funcultura, apoio do Centro Cultural dos Correios e Embaixada da Espanha no Brasil, o Continuum tem como eventos parceiros o Vivo Arte.Mov e o Observa e Toca Malakoff. Em sua programação, o festival possui duas sedes no Recife Antigo: Torre Malakoff, onde ocorrem shows, mostra de vídeos, exposições e oficinas e o Centro Cultural dos Correios, onde acontecem os seminários e debates.

Continuum integra arte e tecnologia com exposições, debates e shows

Instalação Artística Anamorfose I

Instalação Artística Anamorfose I

Cinema, Música, Informação e áreas de conhecimento correlacionadas estão presentes no Continuum – I Festival de Arte e Tecnologia do Recife, que tem início no dia 08 de outubro e que termina oficialmente no dia 18. As oficinas, seminários e toda a programação é gratuita, livre e democrática como a informação que circula pela Internet deveria ser.

Realização da Rec-Beat Produções, o Continuum conta com patrocínio do Funcultura, apoio do Centro Cultural dos Correios e Embaixada da Espanha no Brasil e tem como eventos parceiros o Vivo Arte.Mov e o Observa e Toca Malakoff. O Continuum possui duas sedes durante o período em que acontece: Torre Malakoff e Centro Cultural dos Correios, ambos no Recife Antigo para facilitar o deslocamento do público entre os eventos.

Seminários - Durante o Continuum, convidados especiais darão a partida em discussões sobre os rumos da arte atual. Ampliando o debate sobre a interferência e/ou os benefícios da tecnologia sobre artes tradicionais como o cinema ou a literatura, os seminários vão acontecer na Torre Malakoff (nos dias 10 e 17) e no Centro Cultural dos Correios (dias 14, 15 e 16).

Abrindo as discussões do Continuum, o evento convidou Giordano Cabral, fundador da D’Accord Music Software e da MusiGames Studio, para debater ao lado de H.D. Mabuse, sobre a Game Arte nas linguagens artísticas contemporâneas. Nesta ocasião, o pesquisador e empresário vem trazendo questionamentos práticos sobre a criação de conteúdo artístico para jogos e o que a indústria de jogos tem colaborado para as inovações artísticas.

Em outra mesa de debates, o livro nesta era digital é colocado no foco das atenções. Como forma de jogar luz às incertezas do mercado editorial, o Continuum convidou o gerente do projeto Google Books no Brasil, Rodrigo Velloso, para explicar como é possível e viável esta migração do formato de leitura tradicional em papel para a Web. Através de uma parceria com bibliotecas conceituadas do mundo inteiro, o Google Books possui uma coleção digitalizada invejável que fornece de trechos de livros a conteúdos completos de acordo com as diferentes categorias de acesso e restrição a direitos autorais. Junto a ele, estará presente Newton Neto, representando a Singular Digital, braço da Ediouro, pioneira na publicação e comercialização de livros digitais para autores independentes.

Pedro Paulo Rocha, filho do célebre diretor Glauber Rocha, também vem ao Continuum, onde participa de mesa ao lado do cineasta Leo Falcão, para debater Novas Linguagens Cinematográficas. Nesta ocasião, Pedro Rocha fala de seu projeto “Kynemas”, obra eletrônica que mistura samplers, poesia sonora e grafismos recombinando imagens e sons em plataformas diversas.

Oficinas - Voltadas tanto para iniciantes quanto para iniciados, os workshops do Continuum são um ponto de partida para novas descobertas em campos específicos na interseção entre arte e tecnologia, tanto hi tech quanto low tech. Os Workshops serão realizados no espaço da Torre Malakoff e são gratuitos.

O Continuum convidou instrutores de diversas partes do país, cujos trabalhos vem se destacando nas áreas de vídeo, cinema, informática e artes visuais. Um bom exemplo é a vinda do gaúcho Cristiano Rosa, uma das maiores referências do país quando se fala em Circuit Bending. Em oficina, o instrutor difunde a arte de construir instrumentos musicais eletrônicos a partir de brinquedos, rádios, pedais de efeitos e sucatas diversas.

Shows e Exposições – Instalações artísticas com ligações com novas tecnologias ficarão em exposição em salas da Torre Malakoff durante o período de realização do Continuum. Uma das instalações que ficará em cartaz será a premiada “Crepúsculo dos Ídolos”, de Jarbas Jácome, um dos vencedores do Prêmio Sergio Motta de Arte e Tecnologia, que será apresentada pela primeira vez no Recife após ter sido apresentada em festival de linguagem eletrônica em São Paulo.

Também em exposição na Torre Malakoff, ficará a instalação Anamorfose I, criada pelo Projeto Marginalia, de Belo Horizonte. De frente a uma porta, as imagens das pessoas são decomposta em linhas horizontais distorcidadas com linhas de frames em tempos distintos brincando com estas sensações e com a noção do real e do espacial.

Nos finais de semana, acontecem shows com artistas locais e convidados de outras cidades, a exemplo do Coletivo Chippanze, especializado em chiptune, que se apresenta no dia 11 na área externa da Torre Malakoff. Em parceria com o projeto Observa e Toca Malakoff, o festival apresentara trabalhos de grupos que exploram uma linha musical eletrônica e suas vertentes. Salvador Santo, Electrozion, Júlia Says, Diversitrônica, Sonic Jr são alguns dos nomes que se apresentam ao vivo na Torre Malakoff neste período.

CONTINUUM
I Festival de Arte e Tecnologia do Recife

Torre Malakoff – Praça do Arsenal da Marinha – Recife Antigo
(Seminários, Exposições, Oficinas, Intervenções Artísticas, Shows e Mostra de Vídeos)
De 08 a 18 de Outubro

Centro Cultural dos Correios – Av. Marquês de Olinda – Recife Antigo
(Seminários)
De 14 a 16 de outubro

Informações: (81) 3231-3422

Inscrições abertas para workshops

Circuit Bending

Circuit Bending

As inscrições para os workshops do Continuum – Festival de Arte e Tecnologia do Recife já estão abertas e são voltadas tanto para profissionais da área de design, informática e artes visuais quanto ainda para o público infantil. Os workshops se alternam entre temas de conhecimento mais avançado como a criação de softwares para tela táctil com Pure Data e outros mais apropriados para iniciantes na área de informática.

O Continuum convidou instrutores de diversas partes do país, cujos trabalhos vem se destacando nas áreas de vídeo, cinema, informática e artes visuais. Um bom exemplo é a vinda do gaúcho Cristiano Rosa, uma das maiores referências do país quando se fala em Circuit Bending. Em oficina, o instrutor difunde a arte de construir instrumentos musicais eletrônicos a partir de brinquedos, rádios, pedais de efeitos e sucatas diversas.

Cícero Silva, pesquisador e coordenador do grupo de Software Studies no Brasil, vem ao Recife durante o Continuum para workshop onde os participantes irão produzir, através de aparelhos celulares e Hiper GPS, obras multimídias com softwares de captação de imagem e som.

Confira aqui todas as oficinas disponíveis e acesse a ficha de inscrição:
http://continuumfestival.com/?page_id=7

Continuum – I Festival de Arte e Tecnologia do Recife

Continuum é mais do que um evento que reúne arte e tecnologia. É um festival que aproxima informática, cultura, pesquisa livre e diversas áreas de conhecimento em uma abordagem multidisciplinar. Há muito o que ser descoberto, há muito o que ser revelado e há muito o que aprender neste mundo atual tão carregado de informações e dados intercambiáveis.

Esta troca de informações, tão visível na Internet, já vem acontecendo há muito tempo, desde os primórdios da história da humanidade, onde o homem se expressa em diversos materiais e os meios que usou para se comunicar, acabam espalhando sua cultura e sua técnica.

Dessa forma, quando juntamos a criação artística com a produção tecnológica, só podemos esperar por belos resultados. Cinema, Música, Literatura, Design, Moda, Informação e áreas de conhecimento correlacionadas estão presentes no Continuum – I Festival de Arte e Tecnologia do Recife, que tem início no dia 08 de outubro e que termina oficialmente no dia 18. Mas sabemos que este é só um primeiro passo, uma vez que quem estiver envolvido ficará querendo novamente ter contato com estas formas de conhecimento e intercâmbio de informações.

As oficinas, seminários e grande parte da programação é gratuita, livre e democrática como a informação que circula pela Internet deveria ser. O Continuum possui duas sedes durante o período em que acontece: Torre Malakoff e Centro Cultural dos Correios, ambos no Recife Antigo para facilitar o deslocamento do público entre os eventos.

O Continuum é uma realização da Rec-Beat Produções com patrocínio do Funcultura, apoio do Centro Cultural dos Correios e Embaixada da Espanha no Brasil e tem como eventos parceiros o Vivo Arte.Mov e o Observa e Toca.


0 comentários:

Postar um comentário

 

Bottom 1

Bottom 2

Bottom 3